LoadingAtualizando...
TEL: (11) 3522-5796 / (21) 4063-5796 / (67) 3383-5796
Olá Visitante, clique aqui para identificar-se

Umbanda e Candomble

você está em: Página InicialUmbanda e Candomble


Umbanda x Candomblé

Você sabe a diferença entre umbanda e candomblé? A confusão entre as duas é comum entre os leigos, mas é importante saber que são duas religiões afro-brasileiras distintas. Para compreender melhor, deve-se conhecer a história de ambas.

História do Candomblé e da Umbanda

A história das religiões afro-brasileiras remete ao século XVI, época em que o tráfico negreiro passou a importar mão de obra escrava das regiões africanas. Os negros trazidos como escravos para o Brasil vinham de diversas tribos e nações Africanas, cada um com seu culto e diferenças religiosas, idiomáticas e culturais.

Ao chegarem a terras brasileiras, negros de tribos e regiões diversas tiveram que aprender a conviver juntos, a se comunicar e a se relacionar. Eles foram distribuídos nos principais portos do Brasil daquela época. Os senhores do engenho misturavam na mesma senzala negros de várias nações – a maioria inimiga -, procurando mantê-los sob controle, já que assim não se entendiam e não se uniam contra os seus donos.

Junto com a escravatura, veio o Candomblé, uma religião africana que existe desde os tempos mais antigos daquele continente. Os escravos, nas diversas regiões do país, continuaram a cultuar seus Orixás negros e suas divindades, sem mistura de credo com as religiões praticadas no país, como o catolicismo (religião oficial no Brasil na época) e o espiritismo.

A prática do Candomblé era proibida e reprimida, assim, os negros passaram a cultuar suas divindades e praticar seus costumes religiosos em segredo. Os africanos estiveram na origem da criação das chamadas Casas de Santo (Ilê), onde praticavam seus milenares rituais e preceitos Africanos. Diferentes tribos surgiam em diversas regiões do país, dando origem às Nações do Candomblé (Ketu, Angola e Jeje), sendo a Ketu a maior e mais tradicional nação do Candomblé.

Já a Umbanda é uma religião essencialmente brasileira, fundada no final do século XIX, na cidade de Niterói, resultante do sincretismo afro-católico-indígena, quando entidades espirituais passaram a manifestar-se, através da mediunidade, em rituais de cultos praticados por Africanos e Indígenas. Reúne na sua filosofia conhecimentos de diferentes doutrinas religiosas: do catolicismo, do kardecismo, e do candomblé. Similar ao Candomblé, apenas a inspiração no vestuário (as chamadas roupas de baianas), a nomenclatura de sete dos Orixás (Oxalá, Iemanjá, Oxum, Xangô, Oxóssi, Exú e Nanã) e o uso dos atabaques (instrumento musical de percussão).

Entenda as principais diferenças entre a Umbanda e o Candomblé

Além de histórias distintas, as principais diferenças entre a Umbanda e o Candomblé estão na prática e nos rituais.
No Candomblé, o culto é destinado unicamente aos Orixás do Candomblé, que são divindades, e não espíritos. São energias puras da natureza que nunca viveram na terra, criados por Olorun (dentro da corrente Nagô) ou Nzambi (dentro da corrente Bantu). As consultas são feitas através de “jogos de búzios” ou “Ifá”. A incorporação mediúnica só pode ser provocada com os Orixás – não é permitida a comunicação com espíritos (eguns) -. Os orixás deixam no corpo e na alma de seus filhos, axés (energia) de amor, coragem e esperança.

Na Umbanda, o culto trabalha com entidades do Plano Astral Superior. Há incorporação de espíritos de caboclos, crianças, pretos-velhos, baianos, ciganos e outros. Essas entidades são chamadas de Guias Espirituais, que se manifestam na vibração dos Orixás. Os guias atuam nos chacras (centros de força que distribuem a energia no corpo) e nos campos energéticos das pessoas, trabalhando para a cura e energização destas.

Confusões entre as duas religiões são comuns, mas como vimos, a Umbanda e o Candomblé são doutrinas com diferenças bem claras.

Formas de Pagamento
Facilidade na hora de pagar. Segurança e tranquilidade. Pagamento via pagseguro.
Pague com Pagseguro


Central de Atendimento

(11) 3522-5796

(21) 4063-5796

(67) 3383-5796

Boletim de Ofertas
Assine nosso boletim de ofertas e receba novidades e promoções exclusivas em seu e-mail, cadastre-se!
Institucional

Os preços, as promoções, o frete de entrega e as condições de pagamento informados no site, são válidos apenas para compras via Internet vinculado a disponibilidade de estoque. A Loja reserva-se no direito de corrigir ou alterar informações e preços a qualquer momento. Em caso de dúvida entre em contato conosco.
© Copyright 2012 | Todos os direitos Reservados - Luz Divina
Desenvolvido por: Mais Empresas